IV Semana Baiana de Relações Internacionais promove debates que vão da eleição de Trump às relações Brasil-África

Evento ocorrerá entre 23 e 25 de novembro no auditório do PAF-V da Universidade Federal da Bahia (Campus de Ondina)

Com o tema “Entre a Globalização e a Geopolítica”, a IV Semana Baiana de Relações Internacionais (Sebari) promoverá, entre os dias 23 e 25 de novembro, discussões sobre questões contemporâneas como: conjuntura mundial, a partir da eleição de Donald Trump, relações Brasil-África, reformas sociais na América Latina e desafios da cooperação internacional para o desenvolvimento. Entre os pesquisadores participantes estão as professoras doutoras Beverly Silver da Johns Hopkins University (EUA) e Maria Regina Soares do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

O evento gratuito é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais (PPGRI) e pelo Laboratório de Análise Política Mundial (LABMUNDO), ambos da Universidade Federal da Bahia (UFBA).Palestras, mesas de debates, lançamento de livros e apresentações de trabalhos de estudantes de pós-graduação compõem a programação. As atividades são abertas ao público e acontecerão no Auditório 2 do PAF-V da UFBA (Campus de Ondina).

Na quarta-feira, dia 23, a partir das 14h, a conferência de abertura, com Maria Regina Soares (IESP-UERJ), terá como tema “O legado de uma política externa autônoma”. Na sequência, a primeira mesa de debates será sobre “Conjuntura Mundial e desafios para o Brasil”. Entre os participantes, está o professor doutor Geraldo Zahran Filho (PUC-SP) que trará as perspectivas sobre a política externa do novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, além de reflexões sobre a liderança de Barack Obama. Neste mesmo dia, o público ainda participará, a partir das 19h, de outro debate com o tema “Compreender a África e suas Relações com o Brasil”.

Os painéis com apresentações de pós-graduandos serão realizados na quinta-feira (24), quando também ocorrerão discussões sobre os desafios contemporâneos do desenvolvimento e o lançamento de livros pela Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba). No último dia, sexta-feira (25), haverá uma mesa de debates sobre “Novas arquiteturas da Governança Política Mundial e Regional” e a professora doutora Beverly Silver (Johns Hopkins University – EUA) encerrará a quarta edição da Sebari com a conferência “The End of the Long Twentieth Century: The Present in World-Historical Perspective (O Longo Século XX: o Presente em Perspectiva Histórico-Mundial)”.

As inscrições para a IV Semana Baiana de Relações Internacionais, assim como a programação completa do evento, estão disponíveis nos sites: www.sebari.ufba.br conjunturamundialufba.wordpress.com.

 

O quê: IV Semana Baiana de Relações Internacionais (Sebari)

Quando: 23 a 25 de novembro de 2016 (sempre a partir das 14h)

Local: Auditório 2 do PAF-V da Universidade Federal da Bahia – UFBA (Campus de Ondina)

Inscrições (gratuitas): www.sebari.ufba.br 

Informações: sebariufba@gmail.com

banner_sebari_final

Anúncios

Autor: Joaquim

Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade Federal da Bahia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s